Gratidão: 4 passos para deixar a reclamação de lado

A vida é cheia de obstáculos, de pedras no caminho, de situações que acabam interferindo na realização de sonhos ou conclusão de objetivos. Acontece que coisas assim são situações comuns da vida, o problema é que reclamamos tanto desses obstáculos que esquecemos da gratidão.

Como dito, essas são situações comuns da vida, em qualquer estágio dela. Nem quando estamos mais velhos os obstáculos deixam de aparecer em nossas vidas.

Acontece que muitas pessoas ficam tão focadas em reclamar desses obstáculos ou se indagaram porque isto aconteceu com elas que elas esquecem de agradecer mesmo por esses obstáculos.

Essas questões podem ser encaradas de duas formas: você reclama, muitas vezes se culpa ou culpa outras pessoas pela falha do seu objetivo ou se lamenta e diz que esse tipo de coisa só acontece com você e acaba desistindo do seu objetivo.

Ou você pode ver essa situação como um aprendizado e mostrar gratidão mesmo quando as coisas estão ruins ou não estão indo na direção que você tinha planejado.

E é justamente essa diferença de visão que faz diferença em sua vida, é a história de ver o copo meio cheio ou meio vazio, entende? A forma que você vê só depende exclusivamente de você, a forma como você encara essas situações.

Você deve estar pensando: mas eu sou grata todos os dias. A questão é: você é grata em todas as situações? Porque é muito fácil ter gratidão quando as coisas estão dando certo para você.

Por exemplo, se você acabou de abrir um negócio e está indo tudo muito bem, com certeza você deve estar grata por todas essas conquistas. O mesmo vale se você acabou de encontrar sua alma gêmea, recebeu aquela promoção que tanto esperava, comprou aquele carro ou casa que tanto queria.

Mas e se fosse tudo o contrário? E se o seu negócio começasse a dar vários problemas? Se você descobrisse que a pessoa que você ama não é quem você achou que era? E se a sua promoção no emprego fosse dada para outra pessoa ou adiada? E se algum problema atrapalhasse a compra da sua casa ou do seu carro?

Você ainda permaneceria grata? Tenho certeza que muitas pessoas dirão que não. Realmente é difícil permanecer grata quando as coisas dão errado, mas é justamente neste momento que você deve ter gratidão a tudo, mesmo quando as coisas dão errado.

Isso faz total diferença na conclusão dos seus objetivos e principalmente na vida, como um todo. Enxergar esses obstáculos como uma lição vai melhorar sua vida e você como pessoa.

Quer ter mais gratidão na sua vida, mas não sabe como? Sem problemas, abaixo damos alguns passos para você se tornar uma pessoa mais grata e trazer o sentimento de gratidão para sua vida de uma vez por todas.

Como praticar a gratidão

Mas é preciso ter em mente que essas palavras de gratidão precisam ser verdadeiras, não adianta você agradecer se em pensamento você diz outra coisa. A partir do momento que você realmente se sente grata pelas coisas você muda o campo eletromagnético e começa atrair coisas boas novamente para si.

1 – Entenda que coisas ruins acontecem com pessoas boas

Muitas pessoas têm a tendência de se vitimizarem quando algo de errado acontece em suas vidas. Se você quer ter mais gratidão na sua vida você precisa parar com isso. A primeira coisa que você precisa entender é que todo mundo tem problema na vida.

Temos certeza que você é uma pessoa boa, seus amigos e familiares confirmarão isso, mas isso não interfere em nada quando o problema bate à sua porta. Então se conforme que coisas ruins acontecerão com você.

Como dito, todo mundo tem problema e a diferença é a forma como você reage quando esses problemas surgem. Você foca nos problemas ou nas bênçãos?

2 – A vida é feita de altos e baixos

Neste ponto da vida, você já deve ter percebido que a vida é feito de altos e baixos, o que quer dizer que nem sempre as coisas acontecerão da forma que você quer, mas mesmo assim é preciso ter gratidão mesmo quando as coisas ruins acontecem.

Quando se é grato apenas quando as coisas estão boas é como ter uma vida empobrecida. Mais uma vez, é preciso enxergar os obstáculos como um tipo de lição, esses problemas nos lapidam, nos transformando em pessoas melhores e nos ensinando a lidar melhor quando esses problemas surgem.

A partir do momento que você entende que a vida é feita de altos e baixos, você irá encarar essas situações de uma forma melhor e com gratidão.

3 – Não imponha condições para ser grato ou feliz

Muita gente impõe uma condição para ter gratidão ou ser feliz. Por exemplo, quando eu tiver aquele emprego dos sonhos serei feliz e finalmente serei grata pelo emprego que tenho. Esse é outro erro cometido pela a maioria das pessoas.

Acontece que você não pode deixar sua felicidade e gratidão depender de uma situação ou emprego, seu momento de felicidade deve ser aqui e agora. Nunca deixe sua felicidade para depois, foque todas as suas energias para usufruir da sua felicidade agora.

4 – Livre-se de qualquer amargura ou rancor

É normal a maioria das pessoas carregarem sentimentos pessimistas por causa de coisas que aconteceram no passado, mas se você quer mudar a sua vida você precisa se livrar desses sentimentos agora mesmo.

Isso porque esses sentimentos te impede de focar no sentimento de gratidão. Um coração agradecido não tem nada disso, sofrimento, rancor, apego a algo do passado, etc.

Por mais que seja difícil, é preciso se libertar desses sentimentos, mesmo que isso signifique perdoar alguém que te fez mal no passado. O fato de acreditar que o perdão fará com que você passe por tudo aquilo de novo – e também uma forma de se defender – é uma forma de envenenamento para si mesmo e acaba atraindo negatividade para sua vida.

Perdoar é evoluir, evolução para uma pessoa melhor, e é preciso essa evolução para você alcançar a gratidão. Somente realizando essas mudanças é que você será capaz de sentir gratidão por completo, transformando sua vida e se transformando em uma pessoa muito melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *